O trabalho no Ensino Fundamental I é bastante individualizado, respeita o histórico e o tempo do aluno, sem perder o encanto da infância. O desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo são alguns dos focos deste ciclo, de modo que o aluno se torne mais organizado, autônomo e protagonista de sua vida escolar.

O trabalho pedagógico no Ensino Fundamental 1 tem três grandes características:

– Desenvolvimento da leitura e da escrita, habilidades essenciais para o aluno, ponto inicial para a ampliação do conhecimento em todas as áreas.

– Início do trabalho com a metodologia de estudo do colégio, que permite ao aluno o exercício de produção e organização de seu próprio material de estudo.

– Trabalho individual com as crianças, aos poucos, os professores as conhecem e se aproximam afetivamente delas.  

Dessa maneira, em uma estreita relação entre docentes e alunos, cada criança é vista em sua individualidade, obtendo toda a orientação necessária para que consiga aprender os conteúdos da melhor maneira possível. As adaptações à nova rotina e o atendimento gradativo às demandas escolares também são o foco deste ciclo.

O nosso objetivo é promover o crescimento e amadurecimento dos alunos. Ao longo do processo eles aprenderão a atuar de forma participativa, desenvolvem autonomia e aprendem a respeitar os limites e possibilidades do outro.

 O brincar também é um ponto importante na Escola Sonho Meu, pois é assim que o aluno descobrirá o mundo e a si mesmo. Por isso, mantemos um horário para o parque e para os brinquedos que estimulam essa descoberta.

A presença da família é fundamental neste processo de desenvolvimento dos alunos. 

 Agendas, caderno de recados, comunicados e internet ajudam na comunicação e os atendimento individuais complementam esta parceria ao longo de todo o processo educacional. A partir do 4º ano, os alunos já têm dois professores ministrando as matérias básicas como forma de preparação para o processo de transição para o 6º ano.